terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Raid Natal - Póvoa de Varzim

Sábado dia 19 de Dezembro, manhã muito fria, lá ganhei coragem para me fazer à estrada no sentido de estar a horas na Póvoa do Varzim. Na entrada do Estádio Municipal daquela cidade já se encontravam várias dezenas de praticantes de btt, eu seria apenas mais um, para participar no Raid de Natal organizado la Bikeservice.


O frio que se sentia, fazia com que pensa-se se valeria a pena o esforço de me fazer a estrada com a minha menina. Certo é que após o habitual levantamento de dorsais, terminei de me equipar e aguardei o inicio do passeio, sim digo passeio, porque era essa a informação que tinha sido passada pela organização, claro está que para muitos dos participantes era mais uma corrida, mas cada um é como é e cada faz o que lhe apetecer. Eu lá comecei a percorrer o trajecto delineado pela organização, trajecto que tinha um grau de dificuldade baixo, sendo que este foi dividido em duas partes, uma de 20 kilometros (para os mais pequenos e para os que não se sentiam nas melhores condições físicas) e um de 40 kilometros (este para quem era mais adepto de testar o seu limite).

Como estava inscrito para o passeio dos 40 kilometros, tive que dosear o esforço empregue ao longo do percurso, até porque apesar do trajecto não ser difícil os obstáculos que teria que transpor iriam causar muitos estragos físicos (fadiga muscular).



Com o passar dos kilometros, comecei por me aperceber que apesar de não chover à dois dias, algo não estava bem, a quantidade de charcos e lama era muita e apenas com meia dúzia de kilometros feitos, já sabia que não ia chegar muito limpo a casa quando terminasse a prova.


A boa disposição apesar das dificuldades do terreno era grande, sendo que com algumas quedas pelo meio os participantes lá se iam rindo dos azares dos outros, claro está que, quem não fugiu do trajecto traçado pela organização, certamente se molhou ou teve um percalço colocando os pezinhos na lama (eu não fugi a regra).


A meio do percurso fui brindado com uma mesa bem grande, onde estava à disposição dos participantes, um belo reforço alimentar, composto por doces, salgados, vinhos, sumos e com os doces tradicionais da época como o bolo-rei, pão-de-ló e a bebida champanhe. A larica era de tal forma grande, que o coitado do presunto foi devorado, em alguns minutos, restando apenas o osso.




Terminada a hora dos morfes, haviam ainda cerca de 20 kilometros para percorrer, sendo que nesta segunda parte do percurso, haviam 3 subidas, que apesar de a sua percentagem de inclinação não ser grande, após tanta lama e água a dificuldade seria bem maior, sobretudo porque as pernas já iriam começar a ficar ressentidas do esforço efectuado ao longo do percurso. Mas devido ao efeito do vinho ingerido, lol, lá se subiu o que havia para subir e ao fim de quase 3h30 se chegava ao Parque da Cidade onde terminava o passeio.

Devo confessar que foi a minha primeira aventura nestes termos, já havia participado com amigos em saídas à serra do Gerês, mas confesso que a experiência foi muito agradável e o desejo de repetir é grande.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Uma Pedalada pela Carmen

   É por esta princesa, de nome Carmen, que tem apenas 4 pequenas primaveras, que em data que oportunamente iremos informar, vamos organizar uma pedalada solidária.


A Carmen, sofre de leucemia mieloblástica aguda, que foi diagnosticada no passado mês de Agosto, desde então os seus pais e tia, tem movido o mundo no sentido de encontrar um dador compativel para com ela.

Nós que somos um grupo de colegas de profissão e que temos o gosto pela prática de btt, decidimos tomar a iniciativa de juntar o gosto pelo btt a necessidade de ajudar a Carmen e quem necessita de um dador de medula.

O processo é muito simples e basta deixarmos que os técnicos do CEDACE retirem um pouco do nosso sangue, para que nasça uma nova esperança de quem infelizmente é portador de leucemia.

Para que possamos aumentar a esperança de quem necessita iremos então organizar um passeio em btt em Santiago de Custóias – Matosinhos de seguida daremos então o nosso contributo para a recolha de sangue.

O evento não tem nenhum custo monetário, apenas pedimos um pouco de sangue e boa vontade em ajudar quem mais necessita.

A todos os amantes do btt, solicitamos que nos façam chegar um mail a confirmar a vossa presença a fim de podermos organizar o passeio e informar o CEDACE ( Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) do número de candidatos a novos dadores, para que eles possam preparar toda a logistica que um evento desta natureza necessita.

Desejamos conseguir angariar mais de 200 novos dadores.

Mais informações em www.pedaladasbiketeam.blogspot.com, ou para o número 915146138.

http://www.carmenpine.blogspot.com/ (blog da pequena Cá)