segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pedalar até à medula (carta enviada pelos pais da Carmen)

Pedalar até à Medula

Muita gente apareceu pronta a Pedalar até à Medula. O grupo Pedaladas Bike Team e a PSP de Custóias excederam-se ao organizar uma prova perfeita. O percurso foi pensado para que pudesse ser percorrido por amigos dos 8 aos 80, e tivemos bem a prova disso através da pequenota n.º 79, a minha amiga Maria Luís.
Mais de 110 ciclistas fizeram desta mini-volta a Matosinhos um Domingo muito bem passado, complementado com um churrasco que permitiu recuperar as forças num instante.
A notícia maravilhosa da existência de um dador não invalida o esforço do grupo, e as várias pessoas que se inscreveram como dadores poderão ajudar muitos outros meninos, pois infelizmente esta doença é cada vez mais comum. Por isso mesmo, o contributo de todos não pode esmorecer. Vamos continuar a arranjar cada vez mais amigos, tal como os que encontramos no Domingo.
Porque os amigos são a melhor coisa do mundo!

Obrigada a todos!

Beijinhos e abraços da Carmen e Família


Em nome do grupo Pedaladasbiketeam, desejamos-te uma rápida recuperação Carmen. Fazes parte desta nossa família e que desejamos em breve poder contar contigo no seio do nosso grupo, és a nosso dorsal n.º 000.
Um grande abraço para os teus pais, para a tua mana e para todos os teus familiares e amigos.

Gaia Bike Exhibit 2010

Primeira exposição dedicada ao tema Bicicleta organizada pelo El Corte Inglês com o apoio da Gaianima.
Claro que tivemos que marcar a nossa presença no evento, após ter aceite o convite endereçado pela direcção da Ecobike.
Assim sendo ontem desloquei-me a tenda montada para o efeito, no pátio localizado em frente a entrada principal do El Corte Inglês e assim dei uma vista de olhos pela exposição. Confesso que esperava algo mais vistoso do que ali vi com os meus olhos, mas dou o benefício da dúvida a organização caso esta decida para o ano fazer um novo evento. Os stands ali presentes Garmin, Specialized, Thule, Orbea, Sidi, Polar, A2Z Adventures, Ecobike, School Eventos, Associação Ciclismo do Porto, Clube BTT Penafiel, entre outras), mostravam algumas das novidades, mas a informação disponibilizada confesso que não era a melhor, mas valeu a pena a visita.
Resumindo de uma forma simbolica o grupo Pedaladasbiketeam, marcou a sua presença.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Raid da Lama

Mais uma edição do Raid da Lama organizado pelo clube de btt da Casa do Povo de Retorta. Manha do dia 13 de Fevereiro 2010, apesar do frio de rachar que estava, o sol brilhava e o tempo até era convidativo a uma aventura deste género. Foram cerca de 917 os atletas inscritos, sendo que no local da partida dava para ver que eram mais que muitos.
Após a passagem pelo posto de controlo inicial, lá me fiz as pedalas, sendo que este era para mim o primeiro evento em que participava fora de portas.A iniciar o meu ano de btt, as dificuldades físicas ainda são mais que aparentes, sendo que por vezes as pernas não acompanham o que a mente deseja. O trajecto estava bem elaborado, com muita, mas muita lama a mistura, a paisagem muito interessante, até porque foram percorridos locais onde não se chega de viatura automóvel.
Tirando a ferrugem natural de quem se está a iniciar nestas andanças, posso afirmar que futuramente os resultados até poderão (deverão) vir a ser muito melhores, mas se não se contar com as paragens para tirar fotos e fazer alguns pequenos vídeos, as paragens para auxiliar três avarias de outros participantes, as paragens para avaliar o trilho certo (aqui a organização pecou porque não fui o único a perder o norte ao trajecto), o resultado final seria certamente inferior em cerca de 50 minutos. Mas o que conta é a participação e o ganhar de calo para este tipo de eventos.
Fica o reconhecimento pela organização e para o ano há mais certamente.





Pedalar até à medula . . . (a crónica)


Dia 7 de Fevereiro de 2010, para muitos apenas mais um dia, mas para os que estiveram presentes em Custóias, o dia 7 foi marcado pela inovação, evolução e diferença na realização de um evento de BTT.
Quando em Dezembro decidi solicitar autorização aos pais da Carmen para a realização deste evento não me passava pela cabeça que ele culminasse num sucesso.
Foram muitos os dias e noites que perdi para que a realização deste evento fosse a melhor, muitos os contactos estabelecidos, muitos e-mails enviados, telefonemas feitos, reuniões, mais de duzentos quilómetros percorridos de carro e três saídas de bicicleta para reconhecimento do trajecto do passeio “turístico”, mas valeu a pena sim, ainda mais porque nessa mesma semana o pai da Carmen me informou que a sua “nossa” princesa já tinha um dador compatível.
Claro que nada do que decorreu no dia 7 teria sido possível sem o apoio que tive por parte dos meus colegas de esquadra, do Subcomissário Canário que desde o início apoiou esta minha iniciativa (e à minha conta ainda teve que ir ao Porto Canal num directo do programa Porto Alive, angariando também alguns apoios para o mata-bicho que brindou os atletas da pedalada), do Bispo e do Rui Silva que trataram da divulgação do evento, do Pissarro que tratou de orientar apoios em Trás-os-Montes, do Chefe Álvaro (nosso cozinheiro), Chefe Coelho (que angariou apoios e tratou da logística durante a pedalada), aos nossos atletas (estão todos identificados no nosso blog, secção plantel) que por motivo de serviço não puderam pedalar mas que se dedicaram a causa e auxiliaram na preparação do reforço alimentar, aos nossos batedores (Delgado, Machado, Marques, Valoura) que zelaram pela segurança dos ciclistas, a Carla (esposa do nosso atleta Meo) que foi a fotografa de serviço, a Catarina que aguardava em frente à Esquadra, os atletas de máquina fotográfica na mão, ao concelho directivo da Escola EB 2/3 de Santiago de Custóias )por nos terem facultado o acesso as suas instalações), e a todos quantos de forma anónima deram o seu apoio e ajuda na realização do evento.
Uma palavra para a pequena atleta com o dorsal n.º 79, com a sua bicicleta cor-de-rosa, que foi a responsável pelo andamento do pelotão em todo o passeio, ela sim uma pequena grande senhora do pedal.
Um agradecimento aos atletas da Bike17eco, da Ecobike, do Grupo do Pedal, BTT Matosinhos, Furacões da Montanha, Sobrado BTT e a todos os que participaram de forma individual.
Um obrigado pela publicação nas suas páginas ao Jornal de Noticias e Correio da Manha, ao Porto Canal, pelo interesse na iniciativa.
Um agradecimento especial aos pais da Carmen e a sua irmã, que mesmo após a descoberta de um dador para a Carmen, compareceram na Esquadra Santiago de Custóias, dando assim ainda mais importância e reconhecimento a nossa organização.
Agradeço ainda aos técnicos do CEDACE, pela paciência que tiveram em me aturar e apoiar neste meu desejo de angariar novos dadores de medula.
Aconselho ainda a visualizarem a crónica elaborada pelo João “Alma de Pássaro” Mouteira, da Bike17eco em (www.bike17eco.blogspot.com).
Finalizo dizendo que apesar de apenas ter 5 aninhos, a Carmen já faz parte do plantel do grupo “Pedaladasbiketeam”.







Carmen já fazes parte da nossa família, és a princesa que estará sempre presente no nosso coração e és a nossa fonte de inspiração para irmos buscar forças quando pensarmos já as ter perdido.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Contagem Decrescente . . . Pedalar até à medula

a nossa pequena princesa já tem um dador compativel

A contagem decrescente para pedalar até à medula continua. Está na hora de todos darmos um pouco de nós e assim lutarmos contra a falta de dadores compatíveis de medula que existe.
Ontem dia 02 de Fevereiro, tomei conhecimento através do pai da "nossa" pequena Carmen, que foi encontrado um dador compatível com ela, dador esse que foi encontrado no estrangeiro. Junto com a alegria da notícia, ficou a certeza de que esta onda de angariação de novos dadores não pode parar só porque a Carmen já tem um dador, existem em Portugal e no resto do Mundo muitas mais meninas e meninos como a Carmen que anseiam pelo dia que será encontrado também um dador compativél, pelo que a contagem decrescente para o dia 7 Fevereiro continua e vamos todos nós fazer um esforço para trazer o maior número possivel de amigos/familiares para se inscreverem como dadores.
Fica aqui o email que o Sr.º Paulo enviou, sendo que a pedido dele, a onda de angariação de novos dadores não poderá parar. 
A Carmen tem ainda um longo caminho até a recuperação total, mas estou certo que com a força de todos nós será mais fácil ela ultrapassar as barreiras que ainda tem pela frente. 
Podemos dizer que uma batalha está vencida, mas não a guerra, por isso temos que continuar a lutar por esta nobre causa.

NOTÍCIA IMPORTANTE: FOI ENCONTRADO UM DADOR COMPATÍVEL PARA A CARMEN

É com enorme e imensa alegria que informamos ter sido encontrado um dador compatível para a nossa Carmen.
Nossa e vossa porque sem a vossa força, o vosso entusiasmo, as palavras de apoio, a vossa solidariedade, a vossa preocupação, as vossas mensagens, os vossos emails, chegar até aqui teria sido demasiado penoso, teria sido muito mais árduo e pesado.
Vocês deram-nos esperança quando nem sempre a vimos.
Deram-nos alegria quando sentíamos tristeza.
Deram-nos alento quando esmorecíamos.
Riram e choraram connosco.
Vocês foram e são Família.
A Carmen tem que percorrer ainda um largo caminho:
Fazer a remissão da doença para poder receber o transplante e depois ainda o processo do transplante em si.
Mas esse caminho está hoje mais curto para que a Carmen possa finalmente dizer um dia que está BOA BOA BOA.
O dador compatível, segundo a informação do IPO do Porto, é estrangeiro e foi encontrado através do cordão umbilical.
Isto leva-nos a alertar para a grande dificuldade que há em encontrar um dador compatível de medula óssea e que a nossa e vossa missão não pode nem deve terminar por aqui.
A Carmen já encontrou, mas a lista dos que ainda precisam é infelizmente extensa: o Matias, o Afonso, a Teresa e tantos outros que não sabemos o seu nome.
É por isso que queremos continuar como desde o primeiro dia: com a mesma perseverança, a mesma sensibilização.
É por isso que continuaremos a procurar e a fazer novas angariações.
E para isso contamos com vocês e todos os que venham de novo e possam aumentar o número de dadores.
Só assim teremos mais hipóteses de encontrar compatíveis. Só assim poderemos continuar a salvar vidas.
Queremos agradecer a todos as angariações que foram feitas e que sabemos irão continuar a ser feitas.
A todos os anónimos que voluntariamente preparam campanhas, fizeram cartazes, divulgaram a causa.
Queremos agradecer especialmente à Fernanda (a vovó Fernanda) que desde o primeiro dia se empenhou de alma e coração, e que tantos resultados tem trazido.
Queremos agradecer ainda à “A Cura Sou Eu” que conseguiu mover tantas pessoas boas para um evento que trouxe mais dadores e também mais sensibilidade.
Queremos agradecer aos meios de comunicação que ajudaram e que sabemos irão continuar a ajudar na divulgação e sensibilização.
Queremos agradecer ao Mundo. A este Mundo Novo que nasceu com esta nova forma de explicar a solidariedade!
É preciso desmistificar e continuar a alertar: É preciso dizer sem medo das palavras: e se fosses tu, se fosse o teu irmão, amigo, vizinho?
Nós temos um sonho: podermos ser o País que em menos tempo possa dar mais dadores de medula óssea. Assim uma espécie de Guiness da Medula. Alinham?
Por favor não quebrem esta corrente circular em forma de coração!.
A CURA SOMOS NÓS! E SÓ NÓS! Por isso BORA LÁ!
E continuem connosco! A nossa e vossa Cármen vai continuar por aqui. Com as suas brincadeiras, o seu sorriso, mas também com mais e mais sensibilização.
Estamos apenas a saborear este momento, a saltar de alegria, a viver cada segundo deste presente, mas voltamos já já já!
Até já e até sempre!
Um beijo GRANDE GRANDE GRANDE da Carmen e Família

Raid Nocturno

Dia 27 de Janeiro de 2010, abençoada noite de 4.ª feira, data escolhida para a realização do nosso primeiro evento.
A noite estava muito fria (no termómetro marcavam apenas 6 graus), os participantes eram 37 bravos (as) do pedal, amigos e conhecidos que se juntaram a esta nosso primeiro evento. Foi o baptismo do nosso grupo "pedaladasbiketeam" e nada melhor do que uma moldura humana tão entusiasta.
Foi um passeio descontraído, com algumas (poucas) quedas, claro está que nem sempre tudo pode correr bem, (a organização do evento ainda está muito verde), mas é ai que entra a crítica, para que as devidas correcções sejam efectuadas para os eventos seguintes.
O passeio foi animado, um pouco extenso para a noite que estava e com três subidas que aquando do reconhecimento do trajecto escolhido (numa bela tarde de Janeiro), não pareciam tão duras (as nossas desculpas por este percalço), mas convém referir que andar de bicicleta é fácil se for a descer a subir nem por isso.
Resumindo para primeiro passeio não esteve muito mal, claro que as correcções têm que ser efectuadas para as próximas saídas, mas a todos os que se dignaram a aceitar o desafio um grande abraço e obrigado por terem aderido a este passeio.