quinta-feira, 10 de junho de 2010

Comemoração do 136.º Aniversário do Comando Distrital da P.S.P LEIRIA


    Foi através do nosso Comandante de Esquadra, Subcomissário Canário, que nos chegou o convite para ir juntamente com o Comandante da Esquadra de Valadares, representar o “nosso “ Comando Metropolitano na 3.ª Volta ao Comando da P.S.P. de Leiria.
    Claro está que este convite, só veio reforçar a ideia de que o trabalho efectuado pelo nosso grupo de btt “pedaladasbiketeam”, serviu para dar uma boa imagem junto dos nossos superiores. Assim e dentro do espírito de grupo, partimos das instalações da Esquadra de Santiago de Custóias na noite de 3 de Junho, rumo as instalações dos Serviços Sociais da P.S.P. no Baleal – Peniche, onde iríamos ficar alojados até ao regresso à cidade do Porto.

1.º Dia Evento
Peniche - Alcobaça


    Apesar da nossa chegada tardia ao Baleal, o ambiente na manhã do dia 4 de Junho era do melhor, devidamente equipados com o equipamento do nosso grupo, seguimos em forma de aquecimento rumo à Esquadra da P.S.P. de Peniche, local escolhido pela organização do evento para partida dos ciclistas.
    Pequeno-almoço tomado em frente ao Departamento, dorsais distribuídos aos 4 atletas do Comando do Porto (Sérgio Teixeira, Delgado, Guimarães, Torres) e pose para a foto da praxe, após um curto discurso proferido pelo chefe de fila do pelotão, demos inicio a Volta ao Comando de Leiria pelas 08H30, percorrendo algumas artérias de Peniche rumo as Caldas da Rainha. Pelo meio foi efectuada uma curta paragem para um primeiro abastecimento de líquidos e fruta.
    O ambiente no pelotão era muito bom, pelo que a colaboração entre todos foi a base para que nos locais de maior dificuldade ninguém ficasse para trás.
    Pelas 10H00 chegamos as instalações da Esquadra das Caldas da Rainha, aí fomos recebidos com um bom reforço alimentar, onde não faltou a bela da bifana e um vinho tinto para dar forças aos ciclistas. Após este reconfortante reforço alimentar, arrancamos com destino à Nazaré, pelo caminho foi-se tirando umas fotos e fazendo algumas curtas filmagens (dentro do possível e recorrendo aos meios disponíveis). Após o “desfile” do pelotão pela avenida localizada em frente à praia da Nazaré, surgiu a primeira e única queda do evento, com atletas a virarem a direita para subir até à Esquadra da Nazaré, mas a localização menos própria de um mini bus de turismo, fez com que três ciclistas ao evitar o embate com a viatura não tivessem conseguido soltar as botas de ciclismo dos encaixes dos pedais e ai foi uma queda tipo avalanche, (cai o primeiro e os que estão ao lado vão por arrasto), mas sem lesões para os atletas envolvidos.
    Após uma curtíssima paragem na Esquadra da Nazaré, seguimos em direcção a Alcobaça, percorrendo um trajecto por uma zona muito bonita e boa para os roladores do grupo, terminando este primeiro dia de “prova” pelas 12H40 em frente à Esquadra de Alcobaça.
    Terminado o primeiro dia de pedaladas, seguiu-se um banho e posterior almoço nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça, onde o Comandante do Comando Distrital da P.S.P. de Leiria (Intendente Conde) recebeu os participantes após 78 quilómetros de asfalto.
    Após este primeiro dia de evento, regressamos ao Baleal, onde aproveitamos para restabelecer as forças e dar descanso ao corpo.



2.º Dia Evento
Alcobaça – Pombal

    Com a partida de Alcobaça, após uma viagem de viatura auto desde o Baleal, munimo-nos das nossas máquinas e descemos até ao local da partida, localizado em frente à Esquadra de Alcobaça, onde aguardamos a partida para o 2.º dia do evento, que nos levaria de Alcobaça até ao Pombal.
    Partida pelas 09H00 seguindo pelas artérias de Alcobaça até entrar na nacional que nos levou a Marinha Grande. O pelotão mais uma vez encontrava-se bastante animado, sendo que as fugas eram constantes no percurso, claro que rapidamente eram anuladas pelos restantes ciclistas, sendo que por volta das 10H20 chegamos à Marinha Grande, onde fizemos uma curta paragem na Esquadra local, seguimos de seguida rumo a Leiria onde as fugas regressaram, mas com o aproximar de Leiria o pelotão partiu-se devido as grandes subidas que teve pela frente.
    Após o “martírio” das subidas até a sede do Comando Distrital de Leiria, os ciclistas puderam recuperar forças com um reforço alimentar, repleto de sandes, fruto, sumos e águas, seguindo de imediato para a Esquadra de Marrazes, (localizada a cerca de 10 quilómetros de Leiria), aproveitando para reagrupar o pelotão, seguindo depois com destino ao Pombal.
    Pelo meio e após uma contagem de 1.ª categoria (que originou que alguns participantes tivessem que subir com a bicicleta à mão), recebemos o último reforço (águas e fruta), iniciando depois a descida até ao Pombal, terminando o passeio em frente à Esquadra Local. Seguiu-se os banhos, o arrumar as bicicletas nas viaturas e o almoço. Após o almoço houve ainda tempo para a distribuição de lembranças para as equipas presentes, bem como discursos dos organizadores.
    Da nossa parte, elementos representantes do Comando Metropolitano do Porto, o saldo foi muito positivo, pois além de mostrar uma nova imagem do mesmo, deu para dar a conhecer aos demais presentes, que na P.S.P. do Porto, também existe vontade e pessoas com desejo de participar neste tipo de eventos e quem sabe também de os organizar num futuro próximo.
    Da parte dos elementos do grupo de btt “Pedaladasbiketeam”, ficou o desejo de regressar para o ano (se nos for possível e se nos for dirigido o convite), porque estamos cientes que deixamos uma imagem muito positiva dos elementos do nosso COMEPORT.

Nota: Uma palavra de respeito para com os colegas da P.S.P. de Bragança, que tiveram que abandonar o evento ao fim do primeiro dia, devido ao falecimento do irmão de um colega, em nosso nome as nossas mais sinceras condolências.