Sorrisos até Santiago

"Sorrisos até Santiago"

Declarado Património da Humanidade pela UNESCO, Santiago de Compostela é uma cidade situada na província da Corunha, no Noroeste de Espanha. É o fruto de uma lenda: o descobrimento, no ano de 813, do sepulcro do apóstolo Santiago, decapitado no ano 44 na Palestina. O rei Afonso II visitou o lugar e ordenou a construção de um templo e um mosteiro, à volta dos quais nasceu a cidade. Santiago de Compostela é um lugar de peregrinação desde essa data, no século XVII e XVIII toma a forma de hoje com a catedral, os mosteiros e as igrejas.
Presentemente essas peregrinações têm muito mais visualização perante a sociedade e é comum se ver no norte de Portugal, peregrinos a pé ou de bicicleta com as suas mochilas às costas percorrendo os “Caminhos de Santiago”, rumo a catedral de Santiago de Compostela.
Assim nasce o programa “Sorrisos até Santiago”, que no fundo será uma peregrinação a ser efetuada em bicicleta, rumo a Santiago de Compostela. Essa peregrinação poderá ser efetuada pelo Caminho da Costa.
No dia 10 de Junho (dia de Portugal e Camões), em parceria com a “Mundo em Festa” e no âmbito da “Festa em Família”, irá ser realizada uma partida simbólica dos peregrinos, após sessão fotográfica com as crianças  e mascotes presentes (ver info na apresentação da Mundo em Festa).
Na manhã do dia 11 de Junho, cerca das 09H30, será efetuada a partida oficial rumo a Santiago de Compostela, com saída Igreja da Sé (Porto), (ver mais info no ponto 11).
Esta peregrinação será para apadrinhar crianças da “Mundos de Vida”. Pretendemos desta forma contribuir para que seja possível angariar apoios no sentido de ajudar todas as crianças sem família.

Assim será simbolicamente solicitado 1€ (um euro) a todos que desejem ajudar esta causa, valor esse que depois será utilizado para aquisição de material e bens que são necessários para as crianças que passam pela Mundos de Vida, para tal irão ser como símbolo da missão, ser vendidas umas pulseiras em tecido, no valor do donativo, pulseira tecida em cor azul com letras amarelas, contendo a frase “Sorrisos até Santiago”.

Sem comentários: