sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Crónica do 1.º Passeio ao Comeport

Crónica elaborada pelo Sousa "Trepador" 

 
    Lançamos o desafio ao nosso amigo e colega de serviço Manuel Sousa (experiente trepador da Bike17eco), para dar o seu contributo através de uma crónica ao passeio por nós Co-Organizado, ele com o seu sentido de humor apurado, deixou aqui umas breves palavras de apreço, as quais desde já agradecemos.

Apesar de serem da concorrência (heheheh) são um grupo de amantes do btt que prezamos ter sempre na nossa companhia aquando da organização/participação neste tipo de encontros/convívios.


Aqui apresentamos a requntada crónica do nosso amigo Sousa (Sousinha para os íntimos)

 “Tudo por Todos”. E todos por uma Pedalada!

**** “A vida é como uma bicicleta, para se manter o equilíbrio, tem de se estar em movimento”. Albert Einstein




*** No Dia 1 de Agosto de 2010 e no âmbito das comemorações do 143º aniversário da PSP do Porto  - www.psp.pt , teve lugar o 1º Passeio de Cicloturismo , organizado pelo nosso Comando Metropolitano. A pedido do meu caro amigo e colega Nuno Guimarães, conceituado atleta da casa dos organizadores do percurso e que teve que faltar pelo facto de se ter casado no dia anterior (Ausência injustificada Amigo!) , fiz o relato sucinto desta pedalada. Ora aqui vai então!


***Os elementos e amigos do BTT da Esquadra de Santiago de Custóias (PedaladasBikeTeam) – local de partida e chegada dos Cicloturistas- encarregaram-se do reconhecimento prévio do percurso, servindo de guia nos cerca de 40 kms percorridos e com trajecto delineado por Custóias, Crestins, Santa Cruz do Bispo, Leça da Palmeira, seguindo-se a marginal até Matosinhos, depois até à ribeira do Porto, com passagem pelo Comando Metropolitano da PSP do Porto, onde tivemos direito a lanche (àgua, laranja e sandes de fiambre – faltou uma feijoada e um copo de vinho como sobremesa), recuperando forças e consequente regresso pela Senhora da Hora, Leça do Balio até à Esquadra de Custóias .

***Numa manhã amena mas perfeita para a actividade, a escolha deles não poderia ter sido a mais acertada. Tratando-se de um convívio, foi escolhido um percurso quase sempre plano, excelente para a cavaqueira habitual, sem nenhuma dificuldade de relevo – excepção feita à subida da Rua Mouzinho da Silveira e Rua D. João IV, no Porto, que serviu de aperitivo para a lanche. O trajecto foi sempre acompanhado por dois Agentes Motociclistas da Divisão de Trânsito, que disputaram sempre os 1ºs lugares com o nosso colega fã do Fabian Cancellara (www.youtube.com/watch?v=7ItlQMSS9pU&feature=related) e que dispunha de motor na bicicleta um fotógrafo oficial e uma ambulância a fechar o grupo, pelo que decorreu sem qualquer incidente (a não ser algumas dores nas cruzes e na próstata de alguns atletas menos habituados a estas andanças).

***Como não podia deixar de ser – existindo pedalada, convívio e reforço alimentar…, 4 atletas do Bike17Eco (www.bi17eco.blogspot.com) (Manuel Silva, João Mouteira, Acuçena Monteiro e minha pessoa) marcaram a sua presença . Outros amigos do Bike17eco não puderam comparecer por motivos de serviço, contudo ficámos responsáveis pelos lanches respectivos. Obrigado desde já pela cedência dos suplementos….

***Considerações finais e pessoais.

Sendo a prática desportiva fundamental em qualquer actividade laboral, estreitando também as relações interpessoais e profissionais, é de saudar os Organizadores, Guias e Participantes deste 1º Passeio. Algumas opiniões divergiram quanto à eventual participação ou não de outras forças de segurança e civis no passeio. Quanto a mim e concordando com o meu ilustre amigo do Bike17eco, Pedro Silva “Trilhos”, alargar a participação a outros Amigos, só traria uma imagem de prestígio e de modernidade à nossa Força. Um debate a acompanhar seguramente no futuro. Venha já o Próximo! Mas, desta vez, com direito a Sarrabulhada ou Cabidela no fim, uma questão de manter os índices de forma a níveis elevados!

Bem hajam.

Manuel Sousa “Trepador”





Sem comentários: