domingo, 14 de fevereiro de 2010

Pedalar até à medula . . . (a crónica)


Dia 7 de Fevereiro de 2010, para muitos apenas mais um dia, mas para os que estiveram presentes em Custóias, o dia 7 foi marcado pela inovação, evolução e diferença na realização de um evento de BTT.
Quando em Dezembro decidi solicitar autorização aos pais da Carmen para a realização deste evento não me passava pela cabeça que ele culminasse num sucesso.
Foram muitos os dias e noites que perdi para que a realização deste evento fosse a melhor, muitos os contactos estabelecidos, muitos e-mails enviados, telefonemas feitos, reuniões, mais de duzentos quilómetros percorridos de carro e três saídas de bicicleta para reconhecimento do trajecto do passeio “turístico”, mas valeu a pena sim, ainda mais porque nessa mesma semana o pai da Carmen me informou que a sua “nossa” princesa já tinha um dador compatível.
Claro que nada do que decorreu no dia 7 teria sido possível sem o apoio que tive por parte dos meus colegas de esquadra, do Subcomissário Canário que desde o início apoiou esta minha iniciativa (e à minha conta ainda teve que ir ao Porto Canal num directo do programa Porto Alive, angariando também alguns apoios para o mata-bicho que brindou os atletas da pedalada), do Bispo e do Rui Silva que trataram da divulgação do evento, do Pissarro que tratou de orientar apoios em Trás-os-Montes, do Chefe Álvaro (nosso cozinheiro), Chefe Coelho (que angariou apoios e tratou da logística durante a pedalada), aos nossos atletas (estão todos identificados no nosso blog, secção plantel) que por motivo de serviço não puderam pedalar mas que se dedicaram a causa e auxiliaram na preparação do reforço alimentar, aos nossos batedores (Delgado, Machado, Marques, Valoura) que zelaram pela segurança dos ciclistas, a Carla (esposa do nosso atleta Meo) que foi a fotografa de serviço, a Catarina que aguardava em frente à Esquadra, os atletas de máquina fotográfica na mão, ao concelho directivo da Escola EB 2/3 de Santiago de Custóias )por nos terem facultado o acesso as suas instalações), e a todos quantos de forma anónima deram o seu apoio e ajuda na realização do evento.
Uma palavra para a pequena atleta com o dorsal n.º 79, com a sua bicicleta cor-de-rosa, que foi a responsável pelo andamento do pelotão em todo o passeio, ela sim uma pequena grande senhora do pedal.
Um agradecimento aos atletas da Bike17eco, da Ecobike, do Grupo do Pedal, BTT Matosinhos, Furacões da Montanha, Sobrado BTT e a todos os que participaram de forma individual.
Um obrigado pela publicação nas suas páginas ao Jornal de Noticias e Correio da Manha, ao Porto Canal, pelo interesse na iniciativa.
Um agradecimento especial aos pais da Carmen e a sua irmã, que mesmo após a descoberta de um dador para a Carmen, compareceram na Esquadra Santiago de Custóias, dando assim ainda mais importância e reconhecimento a nossa organização.
Agradeço ainda aos técnicos do CEDACE, pela paciência que tiveram em me aturar e apoiar neste meu desejo de angariar novos dadores de medula.
Aconselho ainda a visualizarem a crónica elaborada pelo João “Alma de Pássaro” Mouteira, da Bike17eco em (www.bike17eco.blogspot.com).
Finalizo dizendo que apesar de apenas ter 5 aninhos, a Carmen já faz parte do plantel do grupo “Pedaladasbiketeam”.







Carmen já fazes parte da nossa família, és a princesa que estará sempre presente no nosso coração e és a nossa fonte de inspiração para irmos buscar forças quando pensarmos já as ter perdido.

1 comentário:

Joao Mouteira disse...

Guimarães: Parabéns pelo teu empenho.Assim vale a pena.